Home
Proposta do Evento
Um pouco sobre o Ruy
Agenda de Encontros
Álbum de fotos
Colunas do Ruy
Livros
Eu Fui!
Conheça a equipe
Imprensa
Sugira um convidado
Faça contato conosco
Livro - Encontros com o Professor - Cultura Brasileira em Entrevista - Volumes I, II, III,
IV , V, VI e VII
Ver todos

  


Ouça o Encontros na
Rádio CBN 1340.
Aos sábados, às 10h,
e segundas-feiras, às 14h.

 
 
Quem:
Antônio Carlos Borges-Cunha
Quando:
30/06/2009 - 19h30min
   
Notícias
Fotos do Encontro
Perfil do convidado
Saiu na mídia
Depoimentos
Podcast
Perfil do convidado Voltar

Compositor e regente, Antônio Carlos Borges-Cunha nasceu em uma fazenda situada no segundo distrito de Bom Jesus, mas fez os seus estudos fundamentais em Vacaria. Manifestando interesse por música desde a infância, inventava os seus próprios instrumentos, tendo ganhado o seu primeiro acordeão já na adolescência. Iniciou a sua carreira na Rádio Esmeralda de Vacaria e foi fundador de Os Caudilhos, um dos mais destacados conjuntos de baile dos anos 1970 e 1980.

Mestre em Música pelo New England Conservatory e doutor em Música pela Universidade da Califórnia, ambas instituições americanas, Borges-Cunha é professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, regente titular da Orquestra Sesi/Fundarte e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Participa, como convidado, de eventos nacionais e internacionais. Suas composições têm despertado o interesse de intérpretes e do público pelo conteúdo expressivo e força dramática, resultantes de sonoridades que integram linguagens e culturas musicais aparentemente antagônicas.

Como regente, Borges-Cunha vem contribuindo para a atualização permanente do repertório e renovação do interesse do público pela música orquestral. Sua programação de concertos busca conciliar o repertório tradicional com as múltiplas tendências da música atual, incluindo encomendas e estreias de novas obras. A superação das fronteiras entre a música de concerto e a música popular tem sido outra característica de sua atuação, por acreditar que a canção popular é central na cultura brasileira e deveria ser incorporada ao repertório orquestral.

Desde 1996, o regente tem levado a música orquestral para todas as regiões do Rio Grande do Sul, realizando, de forma continuada, 30 concertos anuais para comunidades que não tem acesso a esse tipo de apresentação. Com o objetivo de contribuir para a educação de crianças e adolescentes, realiza anualmente 10 concertos para estudantes de escolas públicas e particulares. Os concertos ocorrem no Theatro São Pedro por meio do projeto Concertos Banrisul para Juventude.

 
Depoimentos

25/10/2013
Milton do Prado, Cineasta
 
Admiro
Venho sempre que posso ao Encontros com o Professor. Admiro muito o Ru...
Cultura e educação
O Encontros é realmente muito interessante. É cultura é educação. Serv...
 
Patrocínio

Promoção Apoio Realização