Ministério da Cultura apresenta
Home
Proposta do Evento
Um pouco sobre o Ruy
Agenda de Encontros
Álbum de fotos
Colunas do Ruy
Livros
Eu Fui!
Conheça a equipe
Imprensa
Sugira um convidado
Faça contato conosco
Livro - Encontros com o Professor - Cultura Brasileira em Entrevista - Volumes I, II, III,
IV , V, VI e VII
Ver todos

  


Ouça o Encontros na
Rádio CBN 1340.
Aos sábados, às 10h,
e segundas-feiras, às 14h.

 
 
Um pouco sobre o Ruy

Ruy Carlos Ostermann é chamado de professor. O apelido o acompanha desde os tempos da Folha da Tarde, em 1957, quando começou sua carreira jornalística. Não se deve à análise criteriosa que faz do futebol ou à seriedade com que trata essa paixão nacional. Ruy é professor, de formação. E Filósofo.

Formado na UFRGS, foi assistente do professor Ernani Maria Fiori na cadeira de Introdução à Filosofia. Lecionou Filosofia no Colégio Israelita Brasileiro e no colégio João XXIII e foi professor de Psicologia da Educação na UFRGS.



Ruy também atuou na política. Foi deputado estadual duas vezes e o primeiro Secretário de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em 1987. Depois foi Secretário de Educação. Presidiu, ainda, o Conselho Deliberativo da TVE-RS na re-configuração democrática do Conselho. É Cidadão Honorário de Porto Alegre. Nasceu em São Leopoldo, onde viveu até o início da vida adulta, criado ouvindo as conversas no Café Comercial, na Rua Grande, de propriedade dos pais Arthur e Olívia. Na época, diziam, seria advogado, pela fluência verbal que já demonstrava. Foi ser comentarista - primeiro de basquete, depois de futebol.

Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior - Rádio Guaíba, Folha da Tarde, Folha da Manhã e Correio do Povo. Está na RBS desde 1978, participa diariamente do programa Gaúcha Hoje e assina uma coluna duas vezes por semana em Zero Hora.

Ruy transita da cultura popular à erudita. Foi Personalidade do Livro, eleito pela Câmara Rio-Grandense do Livro e Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre (2002). Tem vários livros publicados: a coletânea de novos contistas, Nove do Sul, em 1961; o Admirável Futebol Brasileiro (em parceria com Cid Pinheiro Cabral); A Paixão do Futebol; Itinerário da Derrota; Meu Coração é Vermelho, o livro dos 90 anos do Internacional; Até a Pé Nós Iremos, o livro do Grêmio; Hi, Hip, Hip, Hurrah, o livro do Grêmio Náutico União; O Nome do Jogo, coletânea de crônicas publicadas na Zero Hora; Meia Encarnada, Dura de Sangue, coletânea de escritores gaúchos; Felipão, A Alma do Penta, uma biografia de Luiz Felipe Scolari, editado também em Portugal e Dicionário de Contrabandos, lançado em 2004. É co-autor de Porto Alegre vista do céu (com o fotógrafo Henrique Amaral).

Desde 2004, comanda o talk-show quinzenal Encontros com o Professor, no qual entrevista personalidades da cultura brasileira. O evento originou a série de livros Encontros com o Professor – Cultura Brasileira em Entrevista, que traz uma síntese das conversas realizadas ao longo de cada edição do projeto. Ruy participa também como comentarista do programa Bem, Amigos!, da SporTV, quinzenalmente desde 2007.

É casado com a professora Nilse Wink Ostermann, tem três filhos, Cristiane, Fernanda e Felipe, e cinco netos.

 

 
Depoimentos

25/10/2013
Milton do Prado, Cineasta
 
Admiro
Venho sempre que posso ao Encontros com o Professor. Admiro muito o Ru...
Cultura e educação
O Encontros é realmente muito interessante. É cultura é educação. Serv...
 
Patrocínio

Promoção Apoio Realização